terça-feira, 6 de maio de 2014

A Unidade Central de Processamento


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg59Px8Znw37rtWgjXb_xNfyog8mEMRVTlNsY4-EdzP8SRDHM3h2k86SYQrUnuUE8FtaqlMeJ-IrVoD7INJJIVJ6tmXkvvsReSqNXv1BDbR1uXYTPLGOVtAI1n359E4uICWPptX1bAq3vv4/s320/processador.jpg


A Unidade Central de Processamento, a CPU (Central Processing Unit), atua como o cérebro do sistema. É na CPU que as unidades reais da computação são executadas. Trabalhando a partir dos códigos de instrução (buscar da memória e executar alternadamente), a CPU faz todos os cálculos especificados por um programa. Pode então armazenar os resultados de sua operação na memória ou enviá-los a qualquer outra parte dentro ou fora do computador.  É o responsável pela manipulação de símbolos, números e letras além de ser responsável pelo controle das instruções executadas pelo Sistema Operacional e comandar os outros dispositivos da máquina.
Nos microcomputadores é representada pelo microprocessador, também chamado de CHIP, que determina o modelo do microcomputador em uso (Pentium, AMD FX, Core i7, Athlon 64). Sua velocidade é medida em hertz, que indica o número de ciclos por segundo. Os computadores atuais utilizam o Gigahertz (bilhões de ciclos por segundo).
A capacidade de processamento de um computador consiste na quantidade de bits que este pode processar ao mesmo tempo, dentro do microprocessador (capacidade interna) ou entre o microprocessador e a memória (capacidade externa). Não deve ser confundida com velocidade de processamento, ou seja, o clock. Contudo, a capacidade de processamento é um dos fatores de velocidade do micro, como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário