segunda-feira, 21 de abril de 2014

A evolução da informática

A História da Informática coincide com a evolução tecnológica, desde a criação dos primeiros artefatos pelo homem, da descoberta de instrumentos simples como o machado e a lança até a energia, os transportes e as comunicações eletrônicas. Desde o início da civilização o homem vem aperfeiçoando sua capacidade de processar informações, ou seja, a necessidade humana de representar, tratar e guardar dados sobre tudo o que o cerca, data de milhares de anos, e nesse processo o ponto culminante foi o aparecimento da escrita. Paralelamente ao registro da linguagem, surgiu também a necessidade do homem de efetuar medidas para controlar aquilo que o cercava, criando mecanismos de cálculo. Dessa forma, o homem primeiramente utilizou pedras para comparar determinadas quantidades, e posteriormente os dedos das mãos foram utilizados pelo homem mais primitivo como instrumento de auxílio à contagem, assim, surge a palavra digital, pois dígito significa dedo na língua grega. As primeiras máquinas de computador foram criadas visando associar objetos e números e a realizar cálculos em volume que podiam apresentar dificuldade de controle pelo homem, e sua evolução obedece a um ciclo tecnológico bem definido que pode ser identificado pelas características predominantes na construção dos computadores.


A evolução dos computadores dá-se da seguinte forma:

Dispositivos manuais (2000 aC - 500 aC)


 Stonehenge
Grã-Bretanha: O 1º computador feito pelo homem, com pedras de 3 a 6 metros de altura, tratava-se de um dispositivo para prever eclipses da lua, pelo alinhamento de pedras em covas em torno da parte central do monumento.


• Tábuas de Argila
Oriente Médio – 1700 a.C. Continham cálculos matemáticos, cujas fórmulas eram representadas por listas de regras passo a passo, juntamente com exemplos numéricos reais. As regras eram gerais e permitiam a substituição de números, de modo que às equações poderia ser aplicado diferentes argumentos, assemelhando-se ao que é hoje denominado de algoritmo.




Dispositivos mecânicos (500 aC- 1880 ) 


• Ábaco
Século V a.C. – Babilônicos- Ferramenta capaz de auxiliar o homem em cálculos aritméticos mais complexos e cuja utilização se dá até os dias atuais. É composto de uma armação com diversos fios de arame representando as posições decimais, por onde deslizam bolas que representam os dígitos.




• Máquina de Anticítera
200 a.C – Grécia - Computador astronômico grego, movido a engrenagens. Um dos mostradores na parte de trás da máquina serve para prever eclipses e é baseado em um ciclo antigo conhecido como ciclo de Saros. O mostrador frontal da máquina contava anos solares e meses lunares, e um terceiro mostrador, atrás, era uma tentativa de prever a oscilação de velocidade da órbita lunar.








• Bastões de Napier

John Napier – Inventor dos Logaritmos. Tabelas de multiplicação gravadas em bastão, oque evitava a memorização da tabuada.








• Máquina Pascaline

1642 – Blaise Pascal. A Primeira máquina de somar consistia em um contador mecânico que realizava operações aritméticas de soma e subtração por meio de rodas e engrenagens dentadas, de forma semelhante à de um odômetro de automóvel. Essa máquina deu origem à calculadora de mesa. Em 1673, Gottfried Leibnitz, aperfeiçoa a máquina de Pascal para efetuar multiplicações através de somas sucessivas, acrescentando apenas dois conjuntos de rodas para tal habilidade.






• Tear Programado
1801  Joseph Jacquard. Máquina de tecer com cartões perfurados que gerou a primeira ideia de programação, pois obteve com sucesso um retrato através da tecelagem.










• Máquina Analítica
1859 – Charles Babbage, o Pai da Computação - Máquina diferencial baseada na automação de operação e processo de cálculo de tabelas, baseado no princípio dos discos giratórios, sendo operada através de uma manivela. A máquina de diferenças foi uma solicitação da Marinha Real Britânica para gerar tabelas de navegação. A condessa Ada Lovelace, companheira de Charles Babage e filha de Lord Byron, é uma das poucas mulheres a figurar na história da computação. Matemática talentosa, Ada compreendeu a máquina analítica de Babage e escreveu um dos melhores relatos sobre ela. Criou programas para a máquina, tornando-se a primeira programadora de computador do mundo.

Dispositivos Eletromecânicos (1930-1980)



• Máquina de Hollerith
1880 - Herman Hollerith. Desenvolveu uma máquina que acelerasse o processamento dos dados do censo americano, sendo adotada anos depois por organizações de grande porte, para seus próprios processamentos de dados, baseado na leitura de cartões perfurados. Em 1890, criou a Tabulating Machine Company,que mais tarde ficou conhecida como IBM–International Business Machine Corporation.





• Computômetro
1887 – Dorr Felt. Máquina de calcular antecedente direta das máquinas registradoras, dirigida por chaves e que possuía teclados. Por volta 1890, William Burroughs assume a ideia de Felt e adiciona a ela a possibilidade de imprimir.

 

Componentes Eletrônicos (1930 - 1946)


• Computadores Bell a Relé
1930 – George Stibitz - Durante a II Guerra os Estados Unidos encomenda à Bell Telephone Laboraries, cinco computadores de grande porte visando realizar cálculos científicos.



• Z1
1935 – Konrad Zuse - Máquina de calcular eletrônica que utilizava relés, que ao atuar como chaves podiam fechar e abrir automaticamente, introduzindo o conceito de binário. Zuse tentou vender o computador ao governo alemão, que desprezou a oferta, já que não poderia auxiliar no esforço de guerra. Os projetos de Zuse ficariam parados durante a guerra, dando a chance aos americanos de desenvolver seus computadores.





• Mark I
1937 – Howard Aiken - Máquina baseada nas ideias de Babbage e que funcionava com o uso de relés e outros dispositivos eletro-mecânicos, conhecida como calculadora automática de sequência controlada.Com seus 18 metros de comprimento, 2 metros de largura e 70 toneladas, executava uma sucessão arbitrária de operações aritméticas sob o controle de uma sequência codificada de instruções.



• Colossus
1937 – Alan Turing - A máquina deu abertura para a teoria da computação que consistia na definição de uma função de computação, pela qual uma máquina poderia simular o comportamento de qualquer máquina usada para computação desde que fosse adequadamente instruída para tal. Assim, Alan Turing demonstrou que um conjunto de estruturas simples podia resolver qualquer  problema complexo. Ele e a sua equipe desenvolveram o Colossus, um dos primeiros computadores do mundo, visto em operação durante a Segunda Guerra Mundial. Essa máquina enorme continha 1.500válvulas, e sempre alguma se queimava em alguns minutos. O Colossus era capaz de processar 5.000caracteres por segundo, e foi responsável pela decodificação das mensagens alemãs "Enigma".

• Máquina de Atanasoff 
1939 – John Vincent Atanasoff -  Máquina calculadora para resolver equações lineares, despertando a atenção dos construtores do ENIAC.


• ENIAC
1946 – Von Neuman - 1° Computador Digital com 18.000 válvulas, 30 toneladas e ocupava 180 m².A Programação era feita através de fios com pinos e apesar de operar com uma velocidade 1000 vezes maior do que os computadores anteriores, sua memória era capaz de registrar até 20 números de 10 dígitos cada;





Fonte: http://www.scribd.com/doc/19865000/Informatica-Aplicada-a-Administracao

Nenhum comentário:

Postar um comentário