terça-feira, 22 de abril de 2014

Caracterização dos tipos de sistemas

CARACTERIZAÇÃO DOS TIPOS DE SISTEMAS (SPT, SIG, SSD E SSE)


SPT (Sistemas de Processamento de Transação)


É um sistema, que tem como função prestar suporte para atividades operacionais da empresa. É importante lembrar que os dados que são fornecidos ao sistema são padronizados e descrevem transações efetuadas. O SPT pode monitorar atividades da empresa, controlar estoques, servir como ferramenta de contabilidade, sistemas de cobrança e contas a pagar, folha de pagamento, atendimento a clientes, fluxo de materiais, entre outros.
As atividades essenciais do SPT abrangem a:
·         Coleta de dados;
·         Manipulação de dados;
·         Armazenamento de dados;
·         Produção de relatórios e outros documentos.

SIG (Sistemas de Informação Gerencial)


É um sistema de informações gerenciais, de nível tático, que irá processar e transformar dados em informações, que serão darão suporte ao processo decisório da empresa. O SIG é projetado para oferecer informações seguras ao executivo. Entre os benefícios do SIG, destacam-se: Melhoria na produtividade setorial e global, melhoria nos serviços realizados e oferecidos, melhoria na tomada de decisão, promove maior interação entre os tomadores de decisão, fornece melhores projeções dos efeitos das decisões, melhorias na estrutura organizacional, redução do grau de centralização de decisões na empresa, entre outras.


SSD (Sistemas de suporte a decisão)


O sistema de informações de suporte a decisão, atua de nível estratégico, e pode ser definido como um conjunto de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos que irão prestar suporte à tomada de decisões. Este sistema poderá auxiliar nos processos de decisão para aumentar os lucros de uma empresa, minimizando os custos e oferecendo melhores produtos e serviços.


Os SSD são destinados aos níveis mais altos de gerência (nível estratégico), porém, pode ser utilizado em outros níveis organizacionais. É importante lembrar que o SSD leva em consideração que são as pessoas que tomam decisões, e não as máquinas.


As principais características do SSD são: Manipular grande volume de dados, obter e processar dados de fontes diferentes, proporcionar flexibilidade de relatórios e de apresentação, possuir orientação tanto textual quanto gráfica, executar análises e comparações complexas e sofisticadas, dar suporte às abordagens de otimização e satisfação, executar análise de simulações através de metas.


SSE (Sistema de Suporte Executivo)


É um sistema que objetiva dar suporte ao desenvolvimento do planejamento estratégico da organização. Utiliza tecnologia avançada para elaboração de gráficos e relatórios. Não são projetados para resolver problemas específicos e sim para auxiliar na definição dos objetivos organizacionais que podem mudar a estrutura dos problemas. Diante disto, o SSE filtra, comprime e monitora dados vitais, enfatizando a redução de tempo e exigindo esforços para obter informações proveitosas para os executivos.


É importante lembrar que tem baixa capacidade analítica, empregando, porém, os softwares gráficos mais avançados e podendo emitir gráficos e dados a partir de várias fontes imediatamente para o executivo.


Suas características são: Atender as necessidades informais dos executivos, são utilizados principalmente para acompanhamento e controle, possui recursos gráficos de alta qualidade, propicia informações de forma rápida para a tomada de decisões criticas, são fáceis de usar, desenvolvidos de modo a se enquadrar na cultura da empresa e no estilo de tomada de decisão de cada executivo, Filtram, resumem e acompanham dados ligados ao controle de desempenho de fatores críticos para o sucesso do negócio, fazem uso intensivo de dados do macroambiente empresarial.





Referência: websushibahia; Caracterização dos tipos de sintemas; disponível em: http://websushibahia.xpg.uol.com.br/caracterizacao-dos-tipos-de-sistemas-spt-sig-ssd-e-sse.html; Acesso em 22 abr 2014

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário