terça-feira, 22 de abril de 2014

A Informática e a Administração


Informática X Mercado X Administração

A evolução da tecnologia da informação vem expandindo extraordinariamente o uso da informática nas empresas, assim, o que era utilizado apenas como suporte para as tarefas administrativas, constitui hoje um componente estratégico de grande importância. Portanto é possível afirmar que um escritório simples que tenha um computador para o processamento de textos já está no caminho da automação. A informática incorporou a ideia de modernidade. Tudo o que a ela se relaciona é considerado moderno, assim é considerada a solução perfeita para tudo o que é antigo, ineficiente e desorganizado na sociedade. A automação reduziu custos, agilizou o trabalho de seus funcionários e otimizou as atividades, mas criou novas necessidades, como a busca de mão de obra alfabetizada tecnologicamente. Juntamente com a inovação, a informática trouxe o desemprego tecnológico, que é resultado da informatização em larga escala, que por sua vez, leva à redução da necessidade de mão de obra em um determinado processo de trabalho. Assim, a informática destrói alguns postos de trabalho, mas em contrapartida cria outros, deforma a impulsionar a reciclagem profissional para que o trabalhador possa desempenhar novas funções.

O surgimento do administrador da informação

Nos últimos anos, o administrador vem sendo encorajado a lidar com os mais diversos desafios gerenciais, os quais tem sido criado pela rápida evolução da Tecnologia da Informação. Para confrontar estes desafios, as empresas passaram por um processo amplo de reengenharia e muitos profissionais de outras áreas foram agrupados às organizações, grandes investimentos em hardware e software foram feitos e foram instalados sistemas de informação que afetaram profundamente como as empresas operam e competem. É claro que a tecnologia trouxe uma série de influências independente do porte da empresa e uma delas foi a necessidade da definição de políticas que auxiliassem na integração da tecnologia e sua administração às demais atividades da empresa, fornecendo uma visão ampla dos requisitos gerenciais para a administração. De acordo com Albino e Cunha, quatro conceitos ligam a empresa à tecnologia:
» Relevância Estratégica: observação de que o impacto da tecnologia varia entre ramos de negócios, entre empresas do mesmo ramo e até entre departamentos e unidades da mesma empresa;
» Cultura Organizacional: os valores do corpo executivo, a forma de planejamento da corporação, sua filosofia e controle, e a velocidade de mudança tecnológica nos produtos são variáveis que influenciam e devem ser consideradas na forma como a tecnologia deve ser gerenciada. Combinar ferramentas como bancos de dados e sistemas operacionais, com valores, cultura e processos de uma empresa é a arte de gerenciamento;
» Abordagens e Ferramentas de Gerenciamento: capacitam a empresa a enfrentar um ambiente complexo e em mudança pois o que foi adequado e deu bons resultados no passado, hoje é, muitas vezes, insuficiente.
» Transferência de Tecnologia: a difusão tecnológica pode e deve ser gerenciada, poiso sucesso só aparecerá quando as pessoas se sentirem capazes de alterar velhos hábitos e formas de pensar. Estes e outros fatores levaram o administrador a reconhecer o papel da tecnologia em uma organização e principalmente a importância da informação no processo de tomada de decisão.

Usos da tecnologia para a vantagem competitiva

O crescente grau de informatização da sociedade ocasionou transformações que produziram impactos perceptíveis em diversos setores da atividade humana. A informatização dos serviços e dos meios de produção nas empresas substituiu o homem em tarefas que envolvem riscos de saúde e exaustão culminando com a automatização do controle de sistemas. Algumas atividades profissionais já podem ser desenvolvidas sem que seja necessário o deslocamento para o local de trabalho, reduzindo problemas sociais e econômicos gerados pelo deslocamento simultâneo das pessoas, como congestionamentos, consumo de combustível e tempo gasto inutilmente. Dentro de uma empresa de médio a grande porte, em tempos atuais, será difícil não encontrar algum equipamento ou computador realizando das tarefas mais simples às mais complexas. Controle de Ponto, Fichas de Funcionários, Contracheques, Controle de Estoque, Emissão de Notas Fiscais, Solicitação de Reposição de Produtos, Controle de Entrega de Produtos, Status de Pedido, entre outras, são as tarefas que mais se encontram informatizadas e que agilizam o trabalho, levando as empresas à excelência de produtos e serviços. Para tais ações muitas são as tecnologias utilizadas, indo desde simples computadores de mesa, passando por poderosos celulares, computadores de mão, rádio-frequência e tudo o que pode levar uma organização ao sucesso. Destaca-se na atualidade a crescente utilização da tecnologia e da informação, o que leva o pensamento à Internet, no ambiente dos negócios. De forma inicial, centralizada apenas no correio eletrônico e consultas a documentos, a Internet vem assumindo importância significativa ao interligar compradores e vendedores através do comércio  eletrônico. É perceptível então a utilização da tecnologia e a difusão da informação em todos os âmbitos organizacionais, de forma que a vantagem se encontra nas mãos daquela que for a detentora do saber.


Fonte:  http://www.scribd.com/doc/19865000/Informatica-Aplicada-a-Administracao

Nenhum comentário:

Postar um comentário