Informática X Mercado X Administração
A evolução da tecnologia da informação vem
expandindo extraordinariamente o uso da informática nas empresas, assim, o que
era utilizado apenas como suporte para as tarefas administrativas, constitui
hoje um componente estratégico de grande importância. Portanto é possível
afirmar que um escritório simples que tenha um computador para o processamento de textos já está no caminho
da automação. A informática incorporou a ideia de modernidade. Tudo o que a ela
se relaciona é considerado moderno, assim é considerada a solução perfeita para
tudo o que é antigo, ineficiente e desorganizado na sociedade. A automação
reduziu custos, agilizou o trabalho de seus funcionários e otimizou as atividades,
mas criou novas necessidades, como a busca de mão de obra alfabetizada
tecnologicamente. Juntamente com a inovação, a informática trouxe o
desemprego tecnológico, que é resultado da
informatização em larga escala, que por sua vez, leva à redução da necessidade
de mão de obra em um determinado processo de trabalho. Assim, a informática
destrói alguns postos de trabalho, mas em contrapartida cria outros, deforma a
impulsionar a reciclagem profissional para que o trabalhador possa desempenhar
novas funções.
O surgimento do administrador da informação
Nos últimos anos, o administrador vem sendo
encorajado a lidar com os mais diversos desafios gerenciais, os quais tem sido
criado pela rápida evolução da Tecnologia da Informação. Para confrontar
estes desafios, as empresas passaram por um processo amplo de reengenharia
e muitos profissionais de outras áreas
foram agrupados às organizações, grandes investimentos em hardware e
software foram feitos e foram instalados sistemas de informação que afetaram profundamente como as empresas operam e
competem. É claro que a tecnologia trouxe uma série de influências independente
do porte da empresa e uma delas foi a necessidade da definição de políticas que
auxiliassem na integração da tecnologia e sua administração às demais
atividades da empresa, fornecendo uma visão ampla dos requisitos gerenciais
para a administração. De acordo com
Albino e Cunha, quatro conceitos ligam a empresa à tecnologia:
»
Relevância Estratégica: observação de que o impacto da
tecnologia varia entre ramos de negócios, entre empresas do mesmo ramo e até
entre departamentos e unidades da mesma empresa;
»
Cultura Organizacional: os valores do corpo
executivo, a forma de planejamento da corporação, sua filosofia e controle, e a
velocidade de mudança tecnológica nos produtos são variáveis que influenciam e
devem ser consideradas na forma como a tecnologia deve ser gerenciada. Combinar
ferramentas como bancos de dados e sistemas operacionais, com valores, cultura
e processos de uma empresa é a arte de gerenciamento;
»
Abordagens e Ferramentas de Gerenciamento: capacitam a empresa a enfrentar um ambiente complexo e em mudança pois o que foi
adequado e deu bons resultados no passado, hoje é, muitas vezes, insuficiente.
» Transferência de Tecnologia: a
difusão tecnológica pode e deve ser gerenciada, poiso sucesso só aparecerá
quando as pessoas se sentirem capazes de alterar velhos hábitos e formas
de pensar. Estes e outros fatores levaram o administrador a reconhecer o
papel da tecnologia em uma organização e principalmente a importância da
informação no processo de tomada de decisão.
Usos da tecnologia para a vantagem competitiva
O crescente
grau de informatização da sociedade ocasionou transformações que produziram impactos perceptíveis em diversos setores da atividade humana. A informatização dos serviços e dos meios de produção nas empresas
substituiu o homem em tarefas que envolvem riscos de saúde e exaustão culminando
com a automatização do controle de sistemas. Algumas atividades profissionais já podem ser desenvolvidas sem que seja
necessário o deslocamento para o local de trabalho, reduzindo problemas
sociais e econômicos gerados pelo deslocamento simultâneo das
pessoas, como congestionamentos, consumo de combustível e tempo gasto inutilmente. Dentro de uma empresa de
médio a grande porte, em tempos atuais, será difícil não encontrar algum equipamento ou computador realizando das tarefas mais simples às
mais complexas. Controle de Ponto, Fichas de Funcionários, Contracheques,
Controle de Estoque, Emissão de Notas Fiscais,
Solicitação de Reposição de Produtos, Controle de Entrega de Produtos, Status de Pedido, entre outras, são as tarefas que mais se encontram
informatizadas e que agilizam o trabalho, levando as
empresas à excelência de produtos e serviços. Para tais ações
muitas são as tecnologias utilizadas, indo desde simples computadores de mesa, passando por poderosos celulares, computadores de mão,
rádio-frequência e tudo o que pode levar uma organização ao sucesso. Destaca-se na
atualidade a crescente utilização da tecnologia e da informação, o que leva o pensamento à Internet, no ambiente dos negócios. De forma inicial, centralizada apenas no correio eletrônico e consultas
a documentos, a Internet vem assumindo importância significativa ao
interligar compradores e vendedores através do comércio eletrônico. É perceptível
então a utilização da tecnologia e a difusão da informação em todos os âmbitos organizacionais, de forma que a vantagem se encontra nas mãos daquela que
for a detentora do saber.
Fonte: http://www.scribd.com/doc/19865000/Informatica-Aplicada-a-Administracao
Nenhum comentário:
Postar um comentário