sábado, 19 de abril de 2014

Tipos de Transmissão



Sinal analógico e digital




Os Sistemas informáticos processam informação sob a forma de sinais digitais, ou seja, sinais eléctricos que codificam zeros e uns (Bit - BinaryDigits). A transmissão desses sinais de um computador para o outro tem de ser feitas de modo a que o receptor possa interpretar os sinais recebidos. A generalidade das redes locais utilizam meios de transmissão que mantêm os dados no seu formato digital - sinais sob a forma de "ondas quadradas".


           





 Porém, em algumas redes alargadas, os sinais são transmitidos em formato analógico - impulsos sob a forma de ondas sinusoidais, com amplitudes e frequências que podem assumir valores variáveis dentro de determinados intervalos.









 A tendência atual é para a generalização da utilização dos sinais digitais, mesmo nas redes telefônicas. Isto está a ocorrer com a evolução das redes telefônicas tradicionais para as RDIS (Redes Digitais com Integração de Serviços) ou ISDN (Integrated Services Digital Networks). Porém, enquanto existirem linhas analógicas na interligação de computadores ou redes de computadores, temos de ter em conta a as operações de conversão dos sinais digitais para analógicos e vice-versa, operações essas que estão a cargo de dispositivos designados por modems.











Tipos de Transmissão





Transmissões em Série e em Paralelo

Se considerarmos o número de bits transmitidos ao mesmo tempo, as transmissões de dados de um computador para outro computador ou outro dispositivo podem ser feitas em dois modos distintos:

Transmissão em Série - Em que os dados são transmitidos bit a bit, uns a seguir aos outros, sequencialmente (como acontece, por exemplo, entre a porta série de um computador e de um modem externo);



Transmissão em Paralelo - Em que são transmitidos vários bits ao mesmo tempo (por exemplo, 8 bits em simultâneo, como acontece entre uma porta paralela de um computador e uma impressora).




Transmissões por Difusão e Ponto - a - Ponto



Numa transmissão por difusão (broadcast), um dispositivo emite para um conjunto de dispositivos receptores, seja através do espaço (como acontece na radiodifusão), seja através de um cabo (como acontece em grande parte das redes locais de computadores).







Numa transmissão ponto-a-ponto, as mensagens são transmitidas de um ponto (emissor) para outro ponto (receptor). Estas comunicações podem ocorrer de forma sequencial entre computadores ligados em rede. nestes casos o receptor de uma mensagem pode não ser o seu destinatário, mas apenas um ponto de passagem de mensagem; então, esta terá de ser reenviada para o próximo nó da rede, no sentido do seu destinatário final. esta forma de comunicação verifica-se em muitas redes de computadores, sobretudo WAN, como é o caso da Internet.






Transmissões em Baseband e Broadband

Transmissão em Baseband - é uma transmissão em que o sinal utiliza toda a largura de banda do canal para uma única transmissão.


Transmissão em Broadband - é uma transmissão em que a largura de banda pode ser utilizada para várias transmissões em simultâneo (multiplexação).







Transmissões Simplex, Half-Duplex e Full-Duplex

Quanto ao sentidos em que a informação pode ser transmitida através de um canal entre emissores e receptores, as transmissões de dados podem ser de 3 tipos:
Simplex - Neste caso, as transmissões podem ser feitas apenas num só sentido, de um dispositivo emissor para um ou mais dispositivos receptores; é o que se passa, por exemplo, numa emissão de rádio ou televisão; em redes de computadores, normalmente, as transmissões não são desse tipo.



Half-Duplex - Nesta modalidade, uma transmissão pode ser feita nos dois sentidos,  mas alternadamente, isto é, ora num sentido ora no outro, e não nos dois sentidos ao mesmo tempo; este tipo de transmissão é bem exemplificado pelas comunicações entre computadores (quando um transmite o outro escuta e reciprocamente); ocorre em muitas situações na comunicação entre computadores. 








Full-Duplex - Neste caso, as transmissões podem ser feitas nos dois sentidos em simultâneo, ou seja, um dispositivo pode transmitir informação ao mesmo tempo em que pode também recebe-la; um exemplo típico destas transmissões são as comunicações telefónicas; também são possíveis entre computadores, desde que o meio de transmissão utilizado contenha pelo menos dois canais, um para cada sentido do fluxo dos dados. 


Transmissões Síncronas e Assíncronas

Uma transmissão é síncrona quando, no dispositivo receptor, é ativado um mecanismo de sincronização relativamente ao fluxo de dados proveniente do emissor. Este mecanismo de sincronização é um relógio (clock) interno no dispositivo de recepção (por exemplo, modem) e determina de quantas em quantas unidades de tempo é que o fluxo de bits recebidos deve ser segmentado, de modo a que casa segmento assuma o mesmo tamanho e formato com que foi emitido.




Uma transmissão assíncrona quando não é estabelecido, no receptor, nenhum mecanismo de sincronização relativamente ao emissor e, portanto, as sequências de bits emitidos têm de conter em si uma indicação de inicio e do fim de cada agrupamento; neste caso, o intervalo de tempo entre cada agrupamento de bits transmitidos pode variar constantemente (pois não há mecanismo que imponha sincronismo) e a leitura dos dados terá de ser  feita pelo receptor com base unicamente nas próprias sequências dos bits recebidos.






Referência: Secundária Manuel da Fonseca ESCOLA; Tipos de transmissão. Disponível em: http://esmf.drealentejo.pt/pgescola/g2t10/html/cartip/tiptrans/tiptrans.HT  Acesso em 17 abr 2014





Nenhum comentário:

Postar um comentário